quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Discriminação

Caros amigos, como já devem ter percebido, pela leitura dos textos aqui publicados, eu sou uma pessoa bastante calma, que não gosta de reclamar nem de levantar ondas, um rapaz modesto e afável, mas, nestes últimos tempos, há uma coisa que me tem chateado, fatigado, irritado até! Neste momento, encontro-me vítima da mais pura e vil e mesquinha das discriminações! É verdade, amigos, eu, e até me custa dizê-lo... eu... eu... eu NUNCA FUI ASSALTADO!

È a mais pura das verdades, sou vítima de discriminação social por parte dos nossos vândalos! Sou um excluído do mundo do crime! Um renegado do universo das vítimas de assaltos! Nunca fui abordado por um ladrão, aliás, nunca um bandido sequer me dirigiu a palavra. Nunca um meliante olhou para mim e pensou : “Por Deus! Ali vai um excelso cavalheiro que, pela sua postura altiva e aspecto nobre, aparenta possuir vários bens. Parece-me que a divina providência o colocou no meu caminho para ter eu a honra de o despojar de tais valores.”. Por Deus!, nem sei se é assim que funciona o pensamento criminoso... não conheço o seu léxico... nada!

Todos os meus amigos já foram assaltados, muitos deles foram-no mais que uma vez, enquanto eu... nada... completamente à margem! A minha auto-estima anda pelas ruas da amargura...

Ainda há dias, enquanto bebia uma cerveja com um grupo de amigos, veio baila o aumento da taxa de criminalidade, os meus amigos começaram a falar das vezes que foram assaltados e eu, calado, a um canto, sozinho, tentando passar despercebido... até que um deles me faz a humilhante pergunta “Óh Maionese, tu, que para além de te vestires tão bem és também possuidor de tão estonteante beleza (os meus amigos falam todos muito bem), já deves ter sido, obviamente, assaltado muitas vezes. Como foi?”. Silêncio... os olhos todos poisados em mim... o chão a fugir de baixo dos meus pés... os lábios começam a ficar secos... sinto a vermelhidão a assolar-me o rosto e, envergonhado, digo “eu nunca fui assaltado...”. Foi a gargalhada geral. “Ahahaha! O Maionese nunca foi assaltado!”, “Ahahaha! Os criminosos não te têm em conta!”, “Hehehe! Nem os bandidos te pegam!”. Ainda tentei argumentar que já me tinham roubado o isqueiro e que, uma vez, um taxista se enganou e me deu troco a menos, mas ninguém me levou a sério. Levantaram-se da mesa e foram-se embora a rir.

Nessa mesma noite, vesti-me com as roupas mais caras que tenho, levantei 100€ da conta e fui para um beco escuro, na esperança de ser, finalmente, vítima de um roubo. Esperei horas, andei para trás e para a frente, disse alto “espero bem que não me assaltem, tenho a carteira cheia de notas e um telemóvel de ultima geração. Ainda por cima estou desarmado e sozinho!”. Passado um tempo, comecei a ouvir passos, o meu coração disparou, a alegria tomou posse de mim ao ver que se era um homem com um gorro que se aproximava... corri na sua direcção com o telemóvel em punho, preparado para ser roubado. Querem saber o que aconteceu? Ao ver-me a correr para ele, o homem saca da carteira, atira-a ao chão e foge a gritar “fica com tudo, não me faças mal!”.

Mas porque raios é que ninguém me assalta?! Sou menos que os outros? Desde que os meus amigos souberam que nunca fui assaltado, deixei de ser convidado para as suas festas, nunca mais me chamaram para um café e na rua, quando nos cruzamos, mudam para o outro lado. Mesmo as pessoas que não me conhecem parecem perceber que nunca fui roubado, nos cafés, sou sempre o último a ser atendido. Os empregados de mesa já não me mandam piadas e noto que os outros clientes me olham de lado e, por vezes, apontam para mim e sussurram, até no cinema já se recusaram a me vender bilhetes.

Tentei falar com associações de apoio a vítimas de discriminação, mas dizem-me que nada podem fazer, que, legalmente, a discriminação a não-vítimas de assaltos ainda não é reconhecida.

Que país é este? Que sociedade é que, em pleno século XXI ainda discrimina pessoas por não terem sido molestadas por ladrões?

Mas,renasceu em mim a esperança, Novembro será o meu mês! Em Novembro vou, enfim, integrar-me nesta sociedade! Em Novembro, finalmente, a P.S.P. vai fazer greve, os criminosos vão estar à solta, sem polícia para os reprimir e, se tudo correr bem, será o fim do meu calvário! Abençoada P.S.P., que vais tornar possível este assalto.

É nestas alturas que damos graças a Deus por vivermos em Portugal, um país em que, apesar de a taxa de criminalidade continuar a aumentar, a própria polícia decide contribuir para esse aumento. Bendito sejas Portugal!

12 comentários:

  1. As vezes eu me pergunto isso também, pois nunca fui assaltada e olha que sou brasileira, Maionese...
    Será que temos cara de pobre? rs
    Oh céus, agora entendi seu desespero!!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Pronto, confesso, não tenho a tua sorte (ou azar, pelo teu ponto de vista) lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu moro no Rio de Janeiro e tb fui assaltada uma só vez. Acho que também é uma estatística ruim, hehehehe

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não sou assaltado há mais de dez anos. Mas já o fui umas três vezes...pelo menos. No período em que tocava no Metro (há uns 23 anos atrás) levaram-me 2000$00 em moedas que tinha acabado de ganhar na Estação do Metro do Areeiro. Fui contar os trocos para a estação de Comboios do Areeiro e surgiram 2 tipos muito mal encarados (agarrados ao cavalo) que não tiveram dó de mim e me levaram as moedas todas. Tive sorte em não me terem levado a guitarra + o amplificador a pilhas. Outra situação foi no Campo Grande há 20 anos. Mas não tinha dinheiro e fui ameaçado com uma faca por um gatuno solitário (o que não é usual); levou-me um relógio TIMEX. A última situação foi mais cobarde por parte do gatuno. Em plena hora de ponta no Metro há uns 17 anos cortaram-me o bolso de trás das calças com um x-acto. Carteira com todos os documentos e algum dinheiro desapareceram PARA SEMPRE.
    Um grande abraço, Maionese e coragem. A tua hora de seres assaltado está quase a chegar (graças à P.S.P., lol lol lol lol)

    ResponderEliminar
  5. Maionese, a esperança é a última a morrer. O dia em que serás despojado dos teus bens materiais há-de chegar. No entanto, não deverias menosprezar o assalto diário de que todos somos alvo diariamente. É certo que o Teixeira dos Santos não usa collants na cabeça, e não tem ar de andar com uma ponta e mola na algibeira, mas...

    E uma vez que não consigo fazer um gancho entre assalto e Cinderela para introduzir de forma subliminar o link do meu blog, vai à bruta:

    http://apenas2minutosdeatencao.blogspot.com/2010/09/whatever-aviso-navegacao-isto-nao-e-um.html

    ResponderEliminar
  6. Realmente é uma situação desesperante nunca ter sido assaltado.Eu entendo-te muito bem...enfim sou também uma excluida da sociedade.
    É triste mas é a verdade...

    ResponderEliminar
  7. Maionese,

    Pela tua sanidade mental e bem estar vou ajudar-te e faço-te este favor.

    Dia 25, às 23.45H em ponto aparece na Rua Direita em Coimbra, contorna as 2 prostitutas junto ao Beco da Fonte e quando vires um Xulo a 20mts a fumar um xarro corre em sentido inverso.

    Do Beco vão sair dois drogados que te vão assaltar. Leva dinheiro, telemovel, fio e dois relógios como o doutor Pedro Granger.

    Queres que te partam a cara, ou contentaste com o assalto? Pagas-me depois.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. caríssimo CortaVicente: preferia só o assalto, é que atentar contra tão fascinante beleza, como aquela que possuo, é não só um crime como também é um pecado...
    bem haja!

    ResponderEliminar
  9. Muito boa tua forma de escrever!
    Veja você que sempre existe uma nova forma de discriminação. Essa, eu nunca tinha imaginado :D
    Pena que não possa, eu mesma, sofrer esse tipo de discriminação...
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. se quiseres, posso assaltar-te! mas será que conta como um verdadeiro assalto ou como um abnegado acto de caridade?
    é uma dúvida moral muito pertinente, pá... (estás a ver como os teus amigos falam bem? lol)

    ResponderEliminar
  11. Amigo!
    De facto concordo consigo. É UMA VERGONHA COMPLETA AINDA NÂO TER SIDO ASSALTADO., o que diz bem do estado miserável a que chegou este País uma vez que até já os gatunos são incompetentes e não cumprem devidamente o seu dever.
    Por outro lado parece-me que o amigo ainda não foi com a carteira bem recheada aos sitios certos e eu como caridoso patriota dou-lhe gratuitamente uma lista de locais onde pode finalmente perder a vingindade :
    1)- Santuário de Fátima em dias de peregrinação. Carteiristas é mato...
    2)- Comicios partidários. Pode sempre ser assaltado num destes eventos e caso tal não aconteça, pelo menos roubam-lhe um pouco da sua inteligência e isto já é uma forma de ser assaltado.
    3)- MAs decisivamente a melhor e mais prática forma de ser assaltado é pôr o dinheiro num produto financeiro de um banco à ordem e sem qualquer
    instrução. È tiro e queda, volte lá passado uma ano e verá o que aconteceu...
    4)- Finalmente e se nada disto resultar então mude de vida e torne-se você próprio ladrão e verá como cuata a vida. Pensa que é fácil ser ladrão sem estar na administração de qualquer empresa Publica, ou do Banco de Portugal? Acha que é fácil? Então experimente e deixará logo de criticar os excelentes e honrados ladrões que temos.

    ResponderEliminar
  12. Goza, goza... És tão reles q ninguem quer nada ctg! Mas gostei do filme de te vestires c as melhores roupinhas.. o q será isso?! loool!
    Mas é bem, é bem... continua....

    ResponderEliminar