segunda-feira, 19 de julho de 2010

Época dos fogos

Estou preocupado. Estamos já em finais de Julho e a TVI ainda não lançou, oficialmente, a Época dos Fogos!

“E porque é que estás preocupado, óh Maionese?” Pergunta o leitor que não passou desodorizante de manhã.

Ora, estou preocupado porque, como toda a gente sabe, mal chega a Silly Season de Verão, é apanágio da TVI lançar, com toda a pompa e circunstância, e, por vezes, mesmo com direito a banda filarmónica e foguetes, a Época dos Fogos... a não ser que, entretanto, apareça uma epidemia mundial que seja mais apelativa para ocupar os telejornais durante três meses. O ano passado foi o H1N1, ou como é vulgarmente conhecida: a Gripe dos Porcos; há 3 ou 4 anos foi a Gripe das Aves, este ano, para ainda não ter sido dado o tiro de partida para a Época dos Fogos, é porque vem aí mais uma... e eu estou assustado.(E já agora, porquê sempre uma gripe animal?!)

Eu bem sei que nenhuma delas chegou, verdadeiramente, a Portugal. Não por falta de vontade dos jornalistas, bem sei. Consta até que, aquando da gripe das aves, a própria TVI chegou a comprar mais de duas centenas de galinhas e mais de meia centena de patos-bravos (estes, posteriormente, ficaram lá a trabalhar), na esperança de o vírus chegar a Portugal, mas as desgraçadas das aves já vinham com a vacina tomada. Já quando apareceu o H1N1, o almoço da cantina da TVI começou a ser, exclusivamente, composto por bifanas e tiras de entrecosto, na esperança de alguém contrair a doença, mas os desgraçados dos suínos, para além de aumentarem o colesterol a meia dúzia de empregados da TVI, não espalharam doença nenhuma... Parece que depois ainda tentaram contratar o Manuel Serrão, mas nem assim...É que é mesmo só para chatear, pá!
Eu, pelo sim pelo não, já não como carne desde dia 1 de Julho, não vá o diabo tecê-las... é que não sei qual o animal que vai começar a espirrar a seguir!

Mas adiante, para além da eminente epidemia mundial (ninguém me tira da cabeça que está aqui está a TVI a rebentar com a notícia...), há outro motivo de preocupação directamente ligado com a ausência da Época dos Fogos: os pirómanos.

Neste momento, centenas de pirómanos encontram-se em casa, expectantes. “Será que este ano não haverá Época dos Fogos, outra vez?! “ Pensarão eles. Nas Associações Desportivas de Pirómanos locais já se assistiram a algumas manifestações e pedidos de reembolso, pelo dinheiro gasto na licença de Uso e Porte de Bidão de Gasolina e Isqueiro. O próprio Presidente da Associação Desportiva de Pirómanos Nacional já veio a público afirmar que, se não houver Época de Fogos mais uma vez, a Associação corre o sério risco de perder metade dos associados e, consequentemente, o dinheiro das cotas pagas por estes, que poderão levar a que a Associação entre em falência. Diz ainda o excelentíssimo Presidente que: “ É incompreensível que, depois do dinheiro gasto na reflorestação de algumas zonas do país, os pirómanos não possam praticar o seu desporto. Muitos destes homens passam o ano, ansiosamente, à espera destes meses. São homens que trabalham o ano inteiro, na esperança de que, chegado o Verão, possam relaxar pegando fogo às florestas do nosso país!”

Os próprios Bombeiros estão desolados e temem que o dinheiro gasto em novas viaturas tenha sido em vão. O Presidente da Corporação de Bombeiros Voluntários de Vila Urgueira-de-Baixo afirma mesmo que “se era para não haver Época de Fogos, mais valia ter gasto o dinheiro das viaturas numa nova mesa de ping-pong para o quartel, que os rapazes bem precisam! É que esta já está mesmo velha, pá! Um gajo manda um bolar e a bola parece uma pipoca aos saltos... Parece a Jabulani, está a ver?! Heheheh!”

Posto isto, cara TVI: para bem da saúde e da economia nacional, manda lá dar início à Época dos Fogos, se fazes favor!

P.S.- Não se esqueçam de visitar  http://iradoketchup.blogspot.com/

17 comentários:

  1. a explicação é mais simples do que pensa. Ainda não conseguiram contratar repórteres com a qualidade dos que descrevi há dias lá no CR

    ResponderEliminar
  2. É pá! Essa da "licença de Uso e Porte de Bidão de Gasolina e Isqueiro" tá boa. LOOOOOOOOOL.

    ResponderEliminar
  3. A TVI está agora preocupada com a Época dos Fogos! Népes! Maionese andas desactualizado! Que tal um upgrade!?
    Não me faças rir! Hoje até nem me apetece...Porque não!
    Então agora vai sair o BB!
    Os preparativos devem ser intensos!
    Boa semana menino!
    Beso em si

    ResponderEliminar
  4. Essa das galinhas, fez-me rir, eles andavam mesmo em baixo por não poderem mostrar uma autêntica epidemia.

    Quanto aos fogos já começo a desconfiar que andam a ser proibidos de falar nisso, no entanto, ainda há duas semanas na TV Russa andavam a mostrar um enorme incêndio em Portugal e a aconselhar os seus cidadãos a não virem para cá fazer Turismo.
    Das duas uma, os nossos repórteres estão proibidos de falar em Fogo ou os russos, pensam que Portugal fica na Grécia e piig por piig, deve ser tudo no mesmo sítio ;)

    ResponderEliminar
  5. "E já agora, porquê sempre uma gripe animal?!"

    Boa pergunta! Mas só para garantir já tomei a vacina contra a gripe dos "porcos" a das galinhas não chegou por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Estava a ler-te e a pensar que poderias perfeitamente trabalhar na produção de textos para os cómicos da stand up comedy.
    O teu humor tem esse perfil (acho eu) e é excelente.
    Se ainda não o fizeste, candidata-te, porque ainda te roubam as ideias...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Felizmente não tem havido grndes inc~endios este ano. Os helin e as avionetas do centro da Lousã até andam a apagra fogo que não exixtem como treino...

    ResponderEliminar
  8. Maionese,

    Segundo a lei 310/10 de 24 de fevereiro à noite, já foi instituida a época de fogos.

    Segundo esta lei quem queime a floresta fora da data que vai de 1 de Julho a 25 de Setembro será condenado a arder eternamente durante 30 dias no inferno.

    A mesma lei estabelece que a época balnear vai de 1 de julho a 15 de setembro, a de caça de Agosto a Dezembro e a do Benfica pelos próximos 5 anos.

    Abraço,

    Pirónomo Augusto

    P.S. No blog onde eu vivo houve mais um atentado terrorista, por sorte não morreu ninguém porque a essa hora o blog estava fechado, aos estimados visitados que por lá passarem hoje não liguem à desarrumação.

    http://cortavicente.blogs.sapo.pt/42442.html

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Desde que a Manuela Boca Guedes foi irradiada, é isto... Qualquer dia o TVI Jornal até se vai começar a assemelhar a jornalismo... É o fim do mundo! Assim se vê o estado do País...

    Ainda sobre o Estado do País, mais concretamente o Estado dos Candidatos Às Presidenciais, novo post no blog de que toda a gente anda a falar... cá em casa...bem, se calhar sou só eu... Whatever (suspiro) http://apenas2minutosdeatencao.blogspot.com/2010/07/criticas-candidatos-pescada.html

    ResponderEliminar
  11. Estas muito sossegadinho, Maionese, o que te deu?

    Novos posts

    http://santossantinhos.blogspot.com

    mais logo, ou amanhã, tudo sobre o Rei dos Gnomos no:

    http://santossantinhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Passei para ver se tinha post novo, como não tem, aproveito para te desejar ótimo final de semana...

    beijinhos na bochecha

    ResponderEliminar
  13. Loollll maionese

    Foram proibidos de transmitir, além disso já não tem os aviões do manelito!!!

    ResponderEliminar
  14. Volta maionese, tás perdoado. :) :) :) :) :)

    ResponderEliminar
  15. A pedido dos Bombeiros de Cernache cortei a Internet ao Maionese para não andar a incendiar a net com temas polémicos.

    Além disso também tinha duas facturas por pagar.

    ResponderEliminar
  16. Maionesinho querido, kd vc?

    *_*

    ResponderEliminar
  17. Parece que foi preciso eu falar para Portugal começar a arder de uma ponta a outra... não me sabia com tantos poderes... :)
    bem hajam!

    ResponderEliminar