segunda-feira, 21 de junho de 2010

Maionese Geographic

Neste momento, o mundo atravessa um dos mais complicados períodos da sua história. Milhares de pessoas passam fome, a crise económica alastra-se a quase todos os países, catástrofes naturais seguem-se em catadupa e a corrupção atinge os níveis mais altos de sempre. Posto isto, vou falar daquilo que mais me preocupa neste momento: o Karaoke!
O Karaoke é, possivelmente, a mais ridícula invenção de sempre dos japonocas, e olhem que estes têm muitas que concorrem a este posto, como o “Tamagoshi” (das mais irritantes de sempre...), a “Máquina de Assoar” (que consiste num rolo de papel higiénico pendurado na cabeça...) ou a “Máscara Fuma 14 Cigarros” (como o nome indica, uma máscara que te permite fumar 14 cigarros ao mesmo tempo em apenas 2 minutos... máquina esta que Carolina Salgado chegou a encomendar, enquanto estava com Pinto da Costa, consta-se).
E porque é que digo eu isto? Pergunta o leitor, que não lavou os dentes depois de ter almoçado sardinha assada com pimento.
Eu respondo: porque o Karaoke permite que toda a gente, pelo menos durante uns minutos, pense que é uma vedeta da música internacional, como um Bono Vox, uma Elizabeth Fraser ou um Roberto Leal, mesmo que a sua voz não se distinga do que habitualmente se ouve numa matança do porco.
Ora, em Portugal , como é hábito, a ideia do Karaoke pegou de estaca. Num pequeno espaço de tempo, 90% dos bares nacionais começaram a ter uma “Noite de Karaoke”, normalmente cheia. E quem são estas pessoas que frequentam as noites de Karaoke? São, na sua maioria, “Idiotas”, mas “Idiotas” que se dividem em três grandes grupos: os Idiotas que vão cantar em grupo tentando ter piada; os Idiotas que vão cantar sozinhos de olhos fechados; e, finalmente, os Idiotas que vão cantar porque alguém, secretamente, os inscreveu.
Eu, como adepto dos canais História e National Geographic que sou, decidi empreender um minucioso estudo sobre tal espécie, aventurando-me no seu habitat natural durante umas noites. Aqui ficam algumas notas tiradas na primeira noite.

Ora, o primeiro grupo (os idiotas que vão cantar em grupo tentando ter piada) é o mais representativo nestas noites de alegre paródia, e é, normalmente, composto exclusivamente por seres do sexo masculino. Na maioria das vezes, dentro do seio destes grupos, existe um macho-alfa, cuja posição de chefia se assinala pela quantidade de brilhantes que ostenta na sua roupa. Este, o macho-alfa, decide qual o tema que vão cantar e quando o vão cantar, os outros apenas o seguem. Os temas mais escolhidos inserem-se naquilo a que a imprensa musical decidiu apelidar de “Música Pimba”, destacando-se as faixas musicais de Joaquim Barreiros como as mais tocadas. A actuação deste grupo de Idiotas é bastante simples, baseia-se na premissa de que todos têm de estar bêbedos, ou de se fazerem bêbedos, para depois balirem cada um para seu lado, fazendo expressões faciais semelhantes ao ritual de acasalamento dos gorilas africanos, numa clara reminiscência aos seus tempos pré-históricos, que Darwin não descuraria analisar. No final da performance, todos se abraçam ou empurram e saem de cena exclamando palavras numa linguagem rudimentar.

O segundo grupo (os idiotas que vão cantar sozinhos de olhos fechados) é composto, na sua maioria, por seres do sexo feminino ou por seres masculinos calvos. Este grupo monopoliza, durante grande parte da noite, o controle do microfone, passando, muitas vezes, por cima do primeiro grupo de Idiotas, o que os torna um animal extremamente perigoso de enfrentar. Normalmente, neste grupo de Idiotas, proliferam aqueles que, não conseguindo ter uma carreira na música, têm no Karaoke o ponto alto da sua vida. Este grupo tem especial apreço por baladas românticas, sendo de João Pedro Pais, Mafalda Veiga e Rui Veloso os temas mais vezes requisitados. A sua actuação é já bastante complexa. Começam por se dirigir ao microfone de semblante carregado, mostrando as mágoas e os tormentos típicos de um artista do seu calibre, para, de seguida, tentarem levantar voo, abrindo bastante o braço que não segura o micro e movimentando-o de cima para baixo repetidamente. Neste momento os olhos fecham-se, guardando para si as emoções do Idiota. Durante a actuação assiste-se a variações várias (passe a redundância) da voz do Idiota, que muito se assemelham ao barulho que um Iaque faz ao ser baleado. A expressão facial é, no momento mais alto, um misto de orgasmo com prisão de ventre, para, no final dar lugar a um espasmo muscular, muito semelhante a uma trombose. No final, saem de cena com um sorriso envergonhado e espontâneo, milhares de vezes ensaiado frente ao espelho.

O terceiro grupo (os Idiotas que vão cantar porque alguém, secretamente, os inscreveu) é o menos representativo nestas noites de rambóia, mas, talvez o mais fascinante. Este grupo é composto por seres de ambos os sexos. Normalmente, este grupo, faz parte dos outros dois, ou seja, os elementos deste grupo de Idiotas estão dentro dos outros dois grupos de Idiotas. Na maioria das vezes, o Idiota deste grupo faz entender que quer ir cantar através de frases como “até eu canto melhor”, “isto é fácil”, “a mim é que não me apanham ali”, etc. , até que, alguém dos outros grupos o inscreva para cantar, fazendo-lhe a secreta vontade. Este grupo não tem preferência por qualquer tema musical, aceitando tudo. A sua actuação reveste-se de um quase misticismo, pois enquanto canta, este Idiota vai proferindo frases como: “agora é vai ser bonito”, “quem é que me meteu nesta?” ou “Ai a minha vida...”. A sua expressão varia entre o profissional sério e o olhar de falsa surpresa. No final, o Idiota sai sorrindo, não sem antes proclamar algo como “já não me apanham noutra”, desaparecendo com a sua escondida ânsia de protagonismo momentaneamente satisfeita.

Depois de, traumaticamente, observar estes Idiotas no seu habitat natural, voltei para casa. Tomei meio frasco de Xanax para tentar dormir e bebi três Whiskys... enquanto esperava que a mistura fizesse efeito liguei a TV, eis senão quando, na Porto Tv se me depara um programa de Karaoke em directo! Ainda hoje não sei se foi um delírio ou não... deve ter sido delírio, não acredito que uma Tv tivesse algo tão rasca na programação... não... bem, a Lua Vermelha continua a dar na SIC...não... não pode ser...deve mesmo ser do Xanax


P.S.- a não perder em breve a continuação do estudo abordando:

-o dono do Karaoke;

-o animador do Karaoke.

20 comentários:

  1. "A expressam facial é, no momento mais alto, um misto de orgasmo com prisão de ventre, para, no final dar lugar a um espasmo muscular, muito semelhante a uma trombose"

    KKKKKKKKK

    Venho sempre ao seu blog e a cada visita me surpreendo mais. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Acho particularmente preocupante aqueles que vão cantar Karaoke sóbrios. Esse sim são os perigosos.

    Enfim, viciados em humilhações públicas. Até porque não é possível fazer Karaoke em casa, hoje em dia...

    ResponderEliminar
  3. Não tenho quaisquer dúvidas que foi mesmo efeito do xanax. A nossa tv prima pela "qualidade elevada" em TODA a programação exibida.

    ResponderEliminar
  4. tá bem escrito, mas enquanto lia só pensava: de que música gostará a maionese? gostará de ler? que coisas gostará mais na...praia?

    ResponderEliminar
  5. Caro Jaime Piedade Valente:
    adoro ler, sou melómano, ouvindo de tudo o que seja bom (desde Tchaikovsky a Mastodont), adoro viajar, comer, beber, observar, escrever, comédia, futebol, cinema e artes no geral (para não me alongar muito e tal:)...),
    nadar, portugalidade, coisas bizarras, etc...
    na praia, gosto de cerveja fresca, pouco calor, nadar, pequenos biquinis, etc...
    bem haja!

    ResponderEliminar
  6. Interessante ler sobre as dúvidas do Jaime Piedade porque outro dia, enquanto lia seu texto, também me perguntava: como será que é essa pessoa que escreve tão bem e me diverte tanto!?!
    Valeu por nos contar um pouco de ti.

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei, mas isto é um mestrado completo em karakarorokiki lol
    Não dá canudo para ser ministra? :)))

    ResponderEliminar
  8. Bem... geralmente existe um perfil que dá essa indicação (não é o caso). Mas, e a propósito de desenganos, que interessa isso quando se vem à blogosfera em busca de leituras nas quais a sedução é a escrita e o estilo do autor.

    Esta questão é muito ambigua, sobretudo quando se transpõem barreiras e cometendo-se abusos concluímos que afinal o interesse não era pela leitura!

    Fica aqui esta reflexão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Ahhhh Bartolomeu, abstraia....o mundo não é tão ruim assim! É apenas curiosidade, nada mais que isso!

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Será Tagarela?

    A perversão é como erva daninha que cresce em todo o lado, ou como um ácido algo que corroi todos os esquemas danando as coisas mais simples. E, em reforçando o meu pessimismo, pois é para ái que hoje estou virado, sem constituir qualquer crítica, a curiosidade a sua arma mais astuta na medida em que é porta que abre todos os precedentes.

    ResponderEliminar
  11. Abordas um tema interessante e que as autoridades deste país tem ignorado. Perseguem os bares de alterne, instituições que verdadeiramente formam homens e onde um gajo pode beber um copo em paz e conversar com os amigos, e quanto a esta praga não fazem nada.

    Estes antros de perdição onde familias se desfazem e amizades acabam, estão a levar a nossa mal informada juventude. Aqueles que os frequentam, e que aqui sabiamente catalogas, mais não são que pobres coitados desavindos com a vida que entre explodir-se num centro comercial e levar dezenas com eles, preferem esta via torturosa de terrorismo para matar centenas ou milhares de cidadãos.

    Aguardo com expectativa a continuação do estudo.

    ResponderEliminar
  12. Bartolomeu,

    pelo que percebi nas suas poucas e quem sabe, sábias palavras é que eu tenho uma visão completamente diferente da sua sobre as pessoas.

    Você acredita que a curiosidade é algo perigoso e eu acredito que ela seja um caminho para se compreender...seja lá o que for!
    Não é ingenuidade minha, eu apenas vejo sob uma outra perspectiva.

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Tagarela,

    vou ser ainda mais pessimista, retrógado nunca, mas enfim, como estamos sincrones e ainda bem que se se pode expressar sem diatribes, vou ao fundo da questão

    Ter curiosidade é querer conhecer, e o conhecimento no seu todo é algo que não trás felicidade. Trás o esclarecimento, trás a sede por mais, trás a obcessão, a inquietação, a ansiedade, o vício e a ruína da mente, e com esta degradação a ruína do corpo. A história assim o tem ensinado e já viu o que faz tudo isto nas mãos erradas?

    Todas os dias se perseguem novas questões e muitas delas só pelo prazer do jogo e sem convicções, mas isto só revela o estado avançado daquilo que já descrevi.

    E isto tudo porque apenas se teve curiosidade!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada...
    pelas gentilezas deixadas
    por você lá no meu blog...
    Depois de longa ausência...
    voltei...
    Beijos floridos e belos...
    Leca

    O Karaoke...é até divertido...

    ResponderEliminar
  15. Menino !
    sempre pensei que fosses menina!
    então já foste um P.A. ?

    Ah, é bom não é?

    ResponderEliminar
  16. Peço desculpa a você Maionese por ficar aqui no seu blog enchendo sua caixa de comentários com discussões que nem são sobre o post, mas prometo que será o último!

    Bartolomeu,

    eu ficaria horas, dias, talvez a eternidade discutindo meu ponto de vista com você porque eu me conheço e como boa curiosa que sou, já fiquei intrigada com a sua forma de pensar e isso iria lonnnnnnge!
    Adorei a nossa conversa, tenha certeza que aprendi um pouco mais com ela!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Tagarela: Não há problema :)
    Por mim, tanto tu, como o Bartolomeu, como qualquer outro dos leitores do meu blog, o podem fazer.
    Eu até gosto de apreciar e mediar, qual Master of Puppets, as vossas conversas :) (just kidding)
    Bem Haja!

    ResponderEliminar
  18. Txi Maionese!
    O que um simples karaoke pode fazer às pessoas lol!
    Eu acho que...o pessoal está a precisar de sorrir..de rir...muito...então, porque não ser um pouco idiota e ousar expor a voz (ainda que estragada pelo fumo do tabaco) num dulcíssimo Karalhoke!? não faz mal a ninguém!...e quem não gostar...é simples! põe uns tampões!...(não, não digo a marca)Muito pior que uma voz de um qualquer idiota...é o ruído esmagador das Tais coisas que inventaram para o mundial! Nem ouso dizer o nome ...;) Eu não frequento Karaokes places...mas! Enquanto as pessoas se divertem...não pensam na crise! hein!?
    Kissy Maionese...
    ;)

    ResponderEliminar
  19. sempre divertidos os teus posts.

    gostei muito :D

    obrigado por seguires e comentares

    ResponderEliminar
  20. eh?tomas-te xanax e depois bebes-te alcool?
    Devia ter dado um belo efeito...XD
    Adorei o post,fartei-me de rir pois concordo com tudo o que foi dito.
    **

    ResponderEliminar